Foi prorrogado para 21 de fevereiro o prazo de inscrições para a chamada aberta de ocupação dos Teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho e do Auditório Luiz Cosme, na CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana). Aberto desde 8 de janeiro, o edital dirige-se a propostas das áreas de circo, dança, música e teatro, voltadas para público adulto e/ou infantil. O objetivo é oferecer valores mais acessíveis de taxa de ocupação aos artistas, grupos e coletivos.
Serão aceitas inscrições de até duas propostas diferentes por proponente, enviadas por pessoa física ou jurídica. A ocupação dos espaços ocorrerá entre abril e julho de 2024.
A chamada pública traz a possibilidade de que os espaços sejam ocupados de forma gratuita, em seis datas específicas. Podem ocupar estes locais proponentes registrados como associações, entidades comunitárias, organizações não governamentais e demais pessoas jurídicas sem fins lucrativos que tenham em seu objeto social a promoção, o ensino, a produção e/ou a difusão da arte.
Entre os critérios de seleção estabelecidos no edital estão: coesão e coerência da proposta; relevância conceitual e temática; inovação, originalidade e ineditismo; ações afirmativas, com protagonismo de pessoas pretas, indígenas, PCDs, trans/travestis, mulheres e demais grupos historicamente desfavorecidos; além de outros quesitos, mais técnicos.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário online e envio dos anexos solicitados no edital de ocupação. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]. A CCMQ tem patrocínio direto do Banrisul.
A ação é promovida pela Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), por meio do Ieacen (Instituto Estadual de Artes Cênicas) e do IEM (Instituto Estadual de Música), com apoio da DPNH (Discoteca Pública Natho Henn) e da AACCMQ (Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana).