O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul neste domingo (3). Há risco de chuvas intensas, ventos fortes e até queda de granizo, de acordo com o instituto.
Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O aviso abrange as regiões da Fronteira Oeste, Noroeste, Norte, região Central, Serra gaúcha, Litoral Norte, região dos Vales (Caí, Paranhana, Sinos, do Rio Pardo e Taquari), além da região metropolitana e parte da Costa Doce e da Campanha. Apenas a região Sul do Estado está fora da área de alerta. (confira no mapa).
O alerta é de “Perigo”, uma zona intermediária de intensidade. Devido a este prognóstico, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O que diz a previsão
Conforme a previsão, uma frente fria vai provocar a mudança nas condições de tempo no RS. A Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do RS) aponta que as instabilidades provocarão chuva e vento pontualmente fortes, além de eventual quedade granizo no Oeste, Missões, Noroeste e Norte do Estado.