ALERTA AMARELO

Inmet publica alerta de tempestade para parte do RS

Alerta amarelo de tempestade do Inmet prevê chuvas, ventania e aponta risco de queda de granizo em várias regiões do Rio Grande do Sul.

Nuvens carregadas durante aproximação de tempestade em Alegrete. Crédito: arquivo / Defesa Civil RS
Nuvens carregadas durante aproximação de tempestade em Alegrete. Crédito: arquivo / Defesa Civil RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta amarelo de tempestade para grande parte do território do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (25). A advertência sinaliza o risco de precipitações, mas também de transtornos em diversas regiões do Estado.

O aviso inclui a Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, Costa Doce, região Central, região do Vale do Taquari e do Rio Pardo. Áreas do Norte, da Serra, além da região metropolitana e o Litoral Norte não estão sob a advertência.

Conforme o alerta amarelo de tempestade, há risco de chuvas moderadas a fortes, com rajadas de vento com velocidades entre 40 e 60 km/h (quilômetros por hora), acompanhadas de possíveis quedas de granizo. As precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou atingir até 50 mm (milímetros) no decorrer do dia.

Mapa destacando o alerta de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo partes do Rio Grande do Sul.
Mapa com o alerta de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: Inmet / Divulgação

O alerta é válido desde as 10h10 até o meio-dia de terça-feira (26) desta terça-feira e exige atenção dos moradores dessas localidades. A Defesa Civil municipal tem instruções em caso de temporais. O contato é através do telefone 199. Em caso de emergências, ligue 193.

O que aponta a previsão do tempo?

Nesta segunda-feira (25), uma frente fria associada a uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. De acordo com a previsão, o sistema atua no Oeste, Missões, Fronteira, Campanha e Sul do Estado. Há possibilidade chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de descargas elétricas e temporais isolados.

Os acumulados de precipitação devem variar de 25 a 50 mm/dia no Oeste e na Campanha, e ficam abaixo dos 20 mm/dia nas demais regiões. Ainda conforme o boletim, as rajadas de vento sopram com velocidades entre 40 e 55 km/h nas áreas com instabilidades.