O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois novos alertas de tempestade para o Estado do Rio Grande do Sul. Ambos já estão em vigência e um deles termina às 20h deste sábado (10) e o outro no domingo (11).
Conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Os dois alertas são amarelos, de baixa intensidade, logo o risco de danos é considerado baixo.
O alerta de maior abrangência atinge todo o Estado. Conforme este aviso, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas de chuva (confira no mapa).
O outro alerta abrange áreas da metade Sul do território gaúcho. Há possibilidade de pancadas de chuva entre a Fronteira Oeste, a Campanha, a região Central, a região Sul, a Costa Doce do RS e parte do Noroeste do Estado (confira no mapa).
Conforme a Sala de Situação, o avanço de uma frente fria sobre o oceano favorece chuvas pontualmente fortes, eventual queda de granizo e rajadas de vento na metade Sul, Vales, Centro, região metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. As temperaturas permanecemelevadas ao longo da tarde, variando entre 31 e 39°C. Durante o dia, os ventos sopram com velocidades entre 50 e 70 km/h na faixa litorânea e Sul gaúcho.
O Inmet faz algumas recomendações em caso de tempestades. São elas:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).