A chuva deve voltar a atingir o Rio Grande do Sul a partir da tarde desta quinta-feira (28). A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que publicou uma série de alertas de tempestade para o Estado, com fim previsto para o meio-dia da sexta-feira (29).
Segundo o Instituto, a chuva deve iniciar às 15h em áreas da Campanha, da Fronteira Oeste, do Sul e da Região Noroeste (confira no mapa). Nessas áreas, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de danos.
Nas horas seguintes, a chuva avança e chega a porções do restante do Estado, com exceção da Serra e do Norte (confira no mapa). Nesse caso, o alerta é amarelo, em tese mais brando que o anterior, que é laranja, classificado como de “Perigo”. Ambos têm vigência prevista até o fim do dia de hoje.
Na sexta-feira (29), o alerta é laranja e abrange praticamente todo o território gaúcho. A exceção são áreas mais ao Sul, como Pelotas e Rio Grande (confira no mapa). Novamente, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de danos.
É bom lembrar que os alertas são projeções aproximadas. Além disso, o horário de vigência não significa que a chuva irá iniciar exatamente no horário previsto, como foi observado recentemente no Estado.