A partir desta quinta-feira (24), cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida, por meio da plataforma Identidade Fácil.
O serviço está disponível no site identidadefacil.rs.gov.br e também em aplicativo para iOS. A versão para dispositivos Android está em fase final de aprovação na Play Store.
Nova identidade com menos etapas presenciais
A iniciativa, considerada pioneira no país, é resultado de uma parceria entre o IGP-RS (Instituto-Geral de Perícias do RS) e a Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado). O novo sistema digitaliza boa parte do processo para emissão do documento.
Conforme o governo do Estado, o preenchimento de dados e o envio digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula serão feitos diretamente na plataforma. O modelo tradicional de agendamento, presencial ou online, seguirá disponível para quem não se enquadrar nos critérios do sistema digital.
A única etapa obrigatória presencial será a coleta biométrica de digitais e fotografia nos postos de identificação. O comparecimento será agendado via formulário disponível na própria plataforma.
Como funciona o Identidade Fácil
Para usar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. Com o login, o usuário poderá iniciar a solicitação da nova CIN de forma digital.
A ferramenta estará em constante monitoramento e ajustes poderão ser feitos nas primeiras semanas de funcionamento, conforme a dinâmica de uso e demanda.
Documentos exigidos
- Solteiros: Certidão de nascimento com matrícula
- Casados ou viúvos: Certidão de casamento com matrícula
- Separados ou divorciados: Certidão de casamento com averbação
O objetivo, segundo o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan, é otimizar o atendimento. “Queremos ampliar a capacidade de emissão e reduzir o tempo de espera dos solicitantes, oferecendo um serviço mais eficiente”, afirmou.