O Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, no Litoral Norte, será desapropriado pela prefeitura do município. A decisão foi encaminhada em audiência judicial com o governo do Estado. O encontrou ocorreu na quarta-feira (11) e, conforme o executivo gaúcho, visava “solucionar amigavelmente o embate” em torno da Instituição.
O Hospital, após pedido no MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), estava sob intervenção desde 2022 devido a problemas financeiros. Desde então, o Estado foi colocado temporariamente como responsável pela administração.
No encontro, chegou-se ao consenso de que o município irá desapropriar o Hospital, por meio de linha de crédito junto ao Banrisul e de subsídio do Executivo estadual. Depois, a gestão será repassada ao Estado, que contratará uma empresa para realizar a administração.
A audiência ocorreu na Câmara de Vereadores de Osório e contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, do prefeito da cidade, Roger Caputi, e da interventora Eleonora Gehlen Walcher.