Cotidiano

Hospital Porto Alegre "perde" 60 leitos por causa do temporal

O sistema de saúde de Porto Alegre está fragilizado após o temporal que atingiu a Capital na última sexta-feira (29). Cirurgias foram canceladas, consultas remarcadas, leitos interditados e emergências impossibilitadas de atender a população.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

A chuva e o vento danificaram a estrutura do Hospital Porto Alegre, causando o fechamento temporário de 60 leitos. O sexto andar do edifício foi danificado pelo vento e a água da chuva infiltrou no teto. Outros dois andares foram danificados. Pacientes da instituição tiveram que ser deslocados para outras alas do hospital. Não há previsão de normalização do atendimento, que agora atua apenas como emergência.
No Instituto de Cardiologia, uma sala foi completamente destruída pelo vento e a chuva. Consultas agendadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) terão novas datas, mas ainda não há previsão. Equipamentos também foram danificados. As consultas eletivas do Hospital Mãe de Deus estão sendo reagendas. A emergência segue fechada.
O Clínicas retomou parte dos atendimentos, exames e consultas do Ambulatório e do Centro Obstétrico puderam ser retomados nesta segunda-feira (1º). A instituição estava sem abastecimento de água desde sexta. No Bloco Cirúrgico, foram canceladas sete das 39 cirurgias eletivas agendadas. O Centro de Tratamento Intensivo permanece com parte de seus leitos bloqueados. A Emergência permanece fechada.