SAÚDE

Hospital de Clínicas de Passo Fundo passará a fazer transplantes de rins

O administrador do hospital afirmou que já está em andamento a habilitação por parte do Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação/Hospital de Clínicas de Passo Fundo

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) comunicou que o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul,  passará a realizar transplantes de rins até o final deste ano.

Conforme o administrador do hospital, Luciney Boher, que esteve reunido com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, já está em andamento a habilitação por parte do Ministério da Saúde para o início do serviço.

“Dentro do planejamento, nós já montamos toda a estrutura para que voltem a ser realizados procedimentos de transplantes, que eram realizados no passado”, afirmou.

Arita considerou a iniciativa de grande importância para a população do Rio Grande do Sul. “A demanda por transplantes de rins é a maior entre todos os órgãos e tecidos e precisamos de mais serviços para podermos salvar mais vidas”, disse.

“Atualmente, 1.319 pessoas estão na lista de espera para receber um novo rim no Rio Grande do Sul. Em segundo lugar está a lista de espera para transplantes de córneas, com 1.202 pessoas”, informou a SES.