IMPOSTO DOS CARROS

Hoje é o último dia para quitar IPVA com descontos

Quem consguir realizar o pagamento do IPVA garante descontos que podem chegar a 20,80%.

Carros são parados em Blitz do IPVA no Rio Grande do Sul.
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O prazo para a quitação antecipada do IPVA 2024 encerra nesta quinta-feira (28). Hoje é último dia útil do mês, em razão da Sexta-feira Santa, que gera um feriado bancário em todo o país.

Quem consguir quitar o débito hoje garante descontos que podem chegar a 20,80%. Além da dedução pelo adiantamento, de 1%, é possível ter a redução pelos descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Contribuintes que estão pagando o tributo de forma parcelada pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela. Para manter o escalonamento, é preciso fazer os pagamentos dentro dos prazos estipulados.

Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site do IPVA RS ou o aplicativo disponível na App Store ou Google Play. Fique atento a golpes. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.

Vencimento do IPVA conforme final da placa

O vencimento do imposto ocorre a partir da penúltima semana de abril, do dia 24 ao dia 30, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual. O contribuinte que pagar o imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

Como pagar

O proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Consulte o valor do IPVA e faça o pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar

Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.