A Guarda Municipal de Porto Alegre deu prosseguimento, nesta quinta-feira (22), na Operação Retomada, com o objetivo de coibir ações de furtos, tráfico de drogas e comércio ilegal no Centro Histórico da Capital. 100 agentes participaram da ação que iniciou pela manhã e prosseguiu pela tarde. A operação continuará nos próximos dias, das 7h às 19h.
A ação ocorreu entre as ruas Voluntários da Pátria e Doutor Flores e entre as avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros. De acordo com o coordenador da operação, guarda municipal Glauber Silvestre Zilio, inicialmente foram identificados os locais com maior incidência de práticas ilegais e, a partir disso, as guarnições foram divididas em 20 pontos estratégicos. “São 20 esquinas monitoradas, assim conseguimos manter o contato visual e o local seguro”, explica Glauber.
Os guardas realizaram um trabalho de abordagem, orientando os ambulantes de rua a deixarem o local. Os que permaneceram tiveram os seus materiais apreendidos pelo setor de fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), acionada para auxiliar na operação. O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) também esteve presente para realizar a limpeza da área. De acordo com Glauber, serão mobilizadas todas as secretarias que forem necessárias na operação.
Apoio
O comandante da Guarda Municipal, Roben Borges Martins, destaca que a operação é importante e objetiva impedir que o comércio ilegal ocupe os espaços públicos. O porteiro Hector Marques, que trabalha na região, aprovou a ação. “Tem que deixar a Guarda aqui. Agora as ruas estão mais limpas, está tudo melhor, porque eu entendo que todo mundo tem que trabalhar, mas de um jeito organizado”, afirmou. A peruana Felicitas Reynosso, que passa pela região diariamente, também apoiou a operação. “Acho muito legal e tem que ter mais ações deste nível, eu me sinto bem mais segura agora”, destacou.