Rodoviários do município de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, decidiram entrar em greve nesta segunda-feira (26). A categoria não conseguiu chegar a um acordo com as empresas na negociação do acordo coletivo da categoria.
As principais reivindicações dos trabalhadores envolvem aumento salarial, adicional de dupla função devido à cobrança de passagem após a remoção dos cobradores e vale alimentação. As empresas alegam dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19 e da concorrência dos carros de aplicativos, que teriam causado uma queda no número de passageiros.
Em decisão proferida neste domingo (25), o vice-presidente do TRT-4, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, determinou a manutenção dos serviços essenciais de transporte coletivo. Cerca de 35% dos itinerários precisam ser atendidos entre 5h30min às 8h30min e das 17h30min às 20h30min e 15% nos demais horários.
A Real Rodovias é responsável pelo transporte intermunicipal entre Esteio e Porto Alegre, e a Viação Hamburguesa opera o sistema de transporte municipal.
Ainda não há previsão de quando os rodoviários e os representantes das empresas voltam a se reunir para discutir a operação das linhas de ônibus.