Enfim saiu a primeira vitória do Grêmio no gauchão. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor bateu o Brasil de Pelotas pelo placar de 2 a 1 com gols de Alisson e Luan, mas o resultado não foi obtido de maneira fácil.
Com os titulares em campo pela segunda vez no campeonato, o time de Renato Portaluppi não fez uma partida muito inspirada na primeira etapa. Mesmo tendo a bola por muito mais tempo que o Xavante, os gremistas não criaram chances muito claras de gol. Sem muita produção de Cícero no comando de ataque e de Everton pelo lado do campo, as investidas em busca do gol contavam com Luan que, muito bem marcado pelos adversários, conseguiu poucas jogadas interessantes.
Uma delas foi aos 35 do primeiro tempo, quando o camisa 7 encontrou Maicon na entrada da área; o volante chutou forte pra boa defesa de Marcelo Pitol. Mas foi o Brasil de Pelotas que abriu o placar na Arena. Aos 38, Alisson Farias fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Toty que bateu quase da pequena área; Marcelo Grohe mandou pra escanteio. Na cobrança, a bola foi afastada e sobrou novamente para Toty que chutou cruzado, rasteiro em direção à área; o centroavante Robério desviou e marcou.
Em desvantagem, o técnico tricolor armou duas modificações para reverter a situação, e teve sucesso. Renato tirou Madson da lateral e mandou o meia Alisson a campo. Assim Leonardo Moura, que estava no meio, voltou à sua posição de origem. Jael foi colocado no lugar de Jaílson, ocupando o lugar de Cícero, que foi recuado para o meio.
Alisson se destacou e logo aos seis minutos bateu de fora da área para empatar o jogo. O meia, contratado junto ao Cruzeiro de Minas Gerais, foi muito bem nas jogadas de ataque, fazendo combinações rápidas com Luan. E foi justamente Luan que marcou o gol que deu a primeira vitória ao Grêmio. Aos 17, ele recebeu cruzamento feito por Everton pela esquerda, dominou dentro da área e colocou pro fundo do gol.
O Tricolor soma agora quatro pontos, não é mais o lanterna da competição, mas ainda está nas últimas posições da tabela. Assim, precisa vencer três dos próximos cinco jogos para garantir classificação às semifinais.