O Grêmio deixou de dar um importante passo para chegar nas semifinais da Copa do Brasil ao empatar com o Flamengo na noite desta quarta-feira, na Arena em Porto Alegre, depois de estar vencendo até o último minuto do jogo. O atacante Luan marcou no primeiro tempo e Lincoln igualou o marcador para os cariocas. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 15, no Rio de Janeiro.
Como já se previa, a partida foi bastante movimentada, principalmente na primeira etapa, quando os dois times tentavam trocar passes e organizar jogadas de ataque. Os goleiros Marcelo Grohe e Diego Alves foram bastante exigidos, tanto em conclusões de fora da área quanto em arremates a curta distância.
O Flamengo deu trabalho para os gaúchos. O técnico Maurício Barbieri organizou a equipe para manter a posse de bola e atacar, mesmo fora de casa. Já Renato Portaluppi montou seu time com Cícero no meio e André na frente ao lado de Éverton. Assim, o trinador gremista buscou a mesma estratégia de toque de bola já conhecida por parte do Grêmio. E foi exatamente assim que o gol da vitória saiu. Depois de uma linda jogada que passou de pé em pé, Ramiro recebeu já dentro da área e encontrou Luan de frente para o gol. O camisa 7 colocou no canto do goleiro carioca e saiu para o abraço.
Na segunda etapa o ritmo mudou um pouco. O Grêmio teve o controle das ações até os 20 minutos, mas não conseguiu aumentar sua vantagem. O Flamengo começou a se ajeitar em campo, ajudado pela má atuação do centroavante Tricolor André. Sem força de conclusão e sem retenção de bola na frente, o avante foi substituído por Jael.
Outras duas modificações nas equipes fizeram o Flamengo avançar de vez em busca do empate. Primeiro ocorreu a entrada do recém contratado Vitinho no time carioca, e depois a saída de Éverton no Grêmio, que sentiu desconforto muscular. A presença de um jogador agudo, rápido e finalizador por parte do rubro-negro fez com que os visitantes empilhassem boas jogadas ofensivas, obrigando a defesa do Tricolor a passar muito trabalho.
A falta de reação do time de Renato Portaluppi transformou o jogo em um verdadeiro ataque contra defesa e, no último minuto doas acréscimos da partida, o garoto Lincoln, que havia entrado no lugar de Uribe, marcou o gol depois de mais uma ótima jogada do Flamengo.
Na partida de volta, se os times voltarem a empatar a classificação será definida nas penalidades e quem vencer, por qualquer placar, passa adiante na Copa do Brasil. Grêmio e Flamengo ainda voltam a se enfrentar no próximo sábado novamente na Arena, mas desta vez pelo Campeonato Brasileiro.