Grêmio não encanta, mas vence o Ypiranga

Por William Szulczewski, do Conexão Grenal


A partida entre Grêmio e Ypiranga, ocorrida na noite desta quarta-feira, mostrou duas novas certezas para a equipe de Luiz Felipe Scolari. Uma delas é que o Grêmio está estabilizado no grupo dos 8 que avançam para a segunda fase do Campeonato Gaúcho.
A outra, é que o Tricolor ainda está longe de ser aquele time de encher os olhos de sua torcida. Com destaque para Giuliano, o Grêmio fez 1 a 0 no Ypiranga, sofreu no final, mas conseguiu marcar mais três pontos fora de casa nesta competição.
O início de jogo foi equilibrado. O Grêmio tinha leve vantagem sobre a equipe da casa mas não conseguia criar boas chances para abrir o placar. A primeira oportunidade real de gol, em Erechim, foi do Tricolor: aos 12’, Fellipe Bastos recebeu na intermediária e chutou forte, o goleiro Carlão se esticou e fez uma bela defesa. Na sequência, o Grêmio passou a dominar a partida e o gol não demorou muito a sair.
Aos 27’, Luan recebeu pelo meio e encontrou Giuliano que surgiu entre os marcadores e chutou no contrapé do goleiro Carlão, 1 a 0 Grêmio. Após a abertura do placar, o jogo permaneceu fraco tecnicamente. Poucas chances reais foram produzidas por ambas das equipes. O Ypiranga chegou a esboçar uma reação mas nada que assustasse o goleiro Marcelo Grohe.
No segundo tempo o Grêmio seguia tendo dificuldades em criar boas chances. O Ypiranga era melhor na partida, mas também pecava nos arremates e desperdiçava chances de deixar tudo igual. A melhor oportunidade do Tricolor ocorreu aos 10’ e novamente com Giuliano.
O meia recebeu de Luan e chutou, mas o goleiro Carlão, bem colocado, tirou para escanteio. Um dos momentos mais esperados da noite aconteceu aos 14’, quando Yuri Mamute deu lugar a Braian Rodríguez no ataque da equipe. Dentro de campo, o uruguaio se mostrou esforçado e até tentou um arremate de cabeça, mas a bola saiu rente a trave.
Com a expulsão de Fellipe Bastos, aos 24’, o Ypiranga tomou conta do jogo e passou a buscar, incessantemente, o empate. No entanto, faltou qualidade para Paulo Baier e companhia. Apesar de realizar vários cruzamentos para a área nos últimos 15 minutos de jogo, o Ypiranga não teve forças para derrubar a barreira montada pela zaga tricolor.
O Grêmio ainda podia ter aumentado com Araújo que saiu do meio do campo, invadiu a área, mas tentou encobrir o goleiro Carlão, que fez grande defesa. Neste momento, Luiz Felipe Scolari já não estava mais no campo, já que havia sido expulso por reclamação. E ficou assim, 1 a 0 para a equipe gremista que agora assume a terceira colocação do Campeonato Gaúcho.
O Grêmio contou com: Marcelo Grohe; Matiaz Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Giuliano, Douglas (Araújo) e Luan (Ramiro); Yuri Mamute (Braian Rodríguez). O Ypiranga teve Carlão; Matheus Ribeiro (Otacílio Neto), Negretti, Betão e Juan (Raulen). Robson, Jessé, Jean Paulo (Danilo Santos) e Paulo Bayer; Cleyton Pedra e William Saldanha.