Grêmio inaugura novo Núcleo de Captação de Atletas no Rio de Janeiro

O Grêmio inaugurou o novo Núcleo de Captação de Atleta na Rocinha, no Rio de Janeiro.

Em parceria com a ONG Novos Talentos, com mais de 15 anos atuando na comunidade, o tricolor gaúcho abriu seu primeiro núcleo na Região Sudeste do País.

“Inauguramos este novo Núcleo de Captação no centro de uma comunidade tão carente, fincando a bandeira do Grêmio na região, com muito orgulho. Dessa forma ajudamos a criar uma oportunidade de engajamento para estes jovens através do esporte, para que eles possam encontrar um caminho do bem, saindo de uma situação vulnerável. É a base do Grêmio participando dessas ações que ampliam a marca e nos dá a chance de captar novos talentos para o tricolor”, comemorou o assessor da presidência, Gustavo Schmitz.

Aulas

A ONG Novos Talentos ministra aulas tanto de futsal, como futebol de campo, para crianças e adolescentes na faixa etária entre 4 e 17 anos. T

em a coordenação do jornalista Ricardo França, junto ao professor Francisco Borges. Os treinos ocorrem nos turnos da manhã e da tarde, sempre no contra turno do período escolar.

Até chegar o dia da inauguração, muito trabalho prévio foi desenvolvido pelo setor de captação e avaliação de atletas das categorias de base.

Dentro de um amplo projeto, a partir de uma pesquisa de monitoramento desde 2015, a Região Sudeste do Brasil se mostrou promissora em relação aos atletas aprovados para jogar base do Grêmio. Então a ideia foi de ter, assim, um braço de captação do Grêmio para fomentar ainda mais esse aproveitamento.

“Alguns detalhes nos chamaram a atenção antes de decidir pela parceria na Rocinha. O raio de cobertura é extremamente populoso. O perfil do atleta no Rio de Janeiro é diferenciado, por toda a qualidade técnica e capacidade de improviso, além da habilidade. Quando se vai na comunidade, em cada rua tem gente jogando bola e se divertindo com isso”, valorizou o supervisor de captação, Paulo Araújo.

Atualmente, o Grêmio tem mais dois Núcleos de Captação ativos. Um localizado em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, além de outro na cidade de Ernestina, Noroeste do Rio Grande do Sul.