No primeiro tempo, o Grêmio estava irreconhecível. As trocas de passes não encaixavam e o Goiás encontrava grandes espaços na vazada defesa do Tricolor gaúcho. Até que, aos 27, Morelli superou Carballo perto do meio campo e entrou livre na área gremista para abrir o placar. O gol dava uma sobrevida para o time esmeraldino na luta contra o rebaixamento. Qualquer resultado que não esse determinava o descenso da equipe goiana já na noite desta quinta-feira (30) na Arena.
Renato, como era de se esperar, se inquietou com o que via. Colocou Ferreira no lugar de Galdino, em má noite. Mesmo assim, não adiantava. Nem Ferreira, nem o jovem Nathan Fernandes e nem mesmo Suárez conseguiam superar a defesa do Goiás. E, para piorar, a defesa gremista, uma das piores do Campeonato Brasileiro, seguia vazando e levando perigo para o goleiro Caíque.
Mas no intervalo, tudo mudou. Renato atuou no vestiário, vindo mais tarde a acalmar os 38 mil gremistas no estádio. Gustavo Martins e Pepê saíram do banco para dar mais consistência ao time. O Grêmio marcava mais em cima e os jogadores se procuravam mais para as tabelas. Contudo, a mudança não foi só coletiva. A partida deu uma guinada no momento em que Suárez entrou no jogo.
Logo aos 4 da etapa final, o uruguaio foi acionado e passou de primeira para Ferreira, que, dentro da área, trouxe para o meio e chutou para o gol. Era o empate gremista, que acabava com uma certa impaciência da torcida. Houve vaias no primeiro tempo. Já o Goiás arrefeceu após sofrer o gol e a missão de evitar a queda deu lugar ao desengano.
Bastava agora o Grêmio insistir e a vitória viria. Aos 10, a virada. A defesa do time goiano cortou mal e Cristaldo chutou de primeira. Golaço na Arena. O restante da partida seria mais de administração. Ao Goiás coube o rebaixamento. Já para os gremistas, agora é pensar em uma despedida de Suárez.
A partida do próximo domingo (3) contra o Vasco, na Arena, deve ser a última do craque uruguaio com a camisa do Grêmio. A partida será realizada às 18h30 e a torcida prepara grande festa. De sobra, com os três pontos de hoje, o Tricolor foi a 62 pontos e garantiu vaga na Libertadores do ano que vem. As duas rodadas finais podem confirmar um lugar direto na fase de grupos da competição continental.