O Grêmio não conseguiu vencer na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Renato Gaúcho empatou em 1 a 1 com o Santos na Arena.
O tricolor entrou em campo já sabendo o resultado do jogo entre Corinthians e Flamengo, que poderia diminuir a vantagem para o líder do Campeonato Brasileiro. Mas quem iniciou atacando foi o time do Santos.
Aos 15 minutos de partida, o tricolor gaúcho conseguiu pela primeira vez chegar forte no ataque, em uma jogada entre Luan e Everton. Após esse lance, o Grêmio cresceu no jogo e começou a pressionar a equipe do Santos.
O problema que a pressão gremista não terminou em gol e quem abriu primeiro o placar foi o Santos. Aos 44, Jean Mota cobrou escanteio, Bruno Henrique desviou e David Braz completou sem dificuldades, 1 a 0.
O gol do Santos não abalou os jogadores gremistas, que aproveitaram os acréscimos do primeiro tempo para empatar. Aos 47, Pedro Rocha chutou forte, Vanderlei fez uma grande defesa, mas Fernandinho completou no rebote, 1 a 1.
Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram com os mesmos jogadores. O Grêmio manteve boa parte da posse de bola. O Santos mostrou que estava contente com o empate na Arena, deixou de ser objetivo e só esperou o Grêmio no seu campo.
Aos 28 minutos, Renato Gaúcho mudou a equipe pela primeira vez. Ele colocou Arroyo no lugar de Everton, que não fez uma boa partida. Com a substituição veio a esperança da virada. Mas a participação do jogador equatoriano na partida foi curta, ele se chocou com Victor Ferraz e levou a pior. Com rosto machucado, Arroyo teve de deixar o campo.
O Grêmio se manteve guerreiro em campo, mas não conseguiu fazer o gol da virada. “Pelo que jogamos, merecíamos a vitória. Os melhores lances foram nossos, mas paciência. Vamos tentar buscar fora”, disse Maicon, ao passar pela zona mista.
“É normal esse resultado. Me deixa feliz como a minha equipe atuou. Não deixamos de criar contra uma grande equipe”, disse Renato Gaúcho. “Não enfrentamos qualquer equipe hoje. Terceira colocada com jogadores de nível de seleção. Não ganharemos todas”, completou.
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Ramiro, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha; Everton (Arroyo, depois Jaílson). Técnico: Renato Gaúcho
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison (Leandro Donizete), Yuri, Lucas Lima, Bruno Henrique, Copete e Ricardo Oliveira (Thiago Ribeiro). Técnico: Levir Culpi