Uma chuva de granizo ocorrida na noite de ontem (17) causou muitos danos em residências de Novo Hamburgo e São Leopoldo, na região do Vale do Sinos. Conforme estimativa da Defesa Civil, cerca de mil residências foram danificadas pelo temporal apenas em Novo Hamburgo.
Outras cidades, como Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul também tiveram queda de granizo, mas sem danos. Não houve feridos nem pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas.
Segundo Edson Monte Blanco, coordenador da Defesa Civil de Novo Hamburgo, os bairros mais atingidos pela chuva foram Santo Afonso, Industrial e Liberdade. A Defesa Civil distribuiu lonas para os moradores colocarem nos telhados e também verificaram se houve danos em utensílios domésticos.
Em entrevista à Rádio ABC 900 AM, o órgão afirmou que 80% da população do bairro Santo Afonso foi atingida. Foram usados 1,5 mil metros de lona e a cidade precisará de mais. A Defesa Civil, inclusive, pede doação de lonas. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3587-7863.
Novo temporal
Após a chuva de granizo que atingiu a região metropolitana durante a madrugada, uma nova tempestade trouxe novos transtornos. Ainda não há relato de danos, apesar do tamanho do granizo.
Outras cidades da região do Vale do Paranhana e do Litoral Norte também registraram precipitação de pedras de gelo.
Temporal de granizo agora em Capão da Canoa, no litoral Norte. Foto da ouvinte Suzana Macedo @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/vxkpabY0SA
— Lucas Rivas (@lucas_rivas) September 18, 2015
https://twitter.com/MarceloApollo/status/644842266847281152
#TEMPO A chuva das últimas horas causou alagamentos em SL. A Defesa Civil afirma, não há registros de desabrigados. pic.twitter.com/AsWEHeONvo
— Jornal VS (@jornalvs) September 18, 2015