Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (16) mostrou que 46% dos brasileiros avaliam o governo de Michel Temer (PMDB) como ruim ou péssimo. Em junho, 39% reprovavam o governo. A pesquisa foi encomendada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), e realizada entre os dias 1º e 4 de dezembro, com 2.002 pessoas em 141 cidades.
De acordo com o levantamento, 13% da população considera a gestão do peemedebista boa ou ótima, percentual quase igual ao de junho, quando 14% fizeram avaliação positiva. Os que desaprovam a maneira de governar do presidente aumentaram de 55% para 64%.
A pesquisa observa que o percentual de indecisos diminuiu. Em setembro, 12% dos entrevistados não quiseram ou não souberam avaliar o governo. Esse número caiu para 6% neste mês. “A redução da indecisão vem acompanhada da insatisfação com o governo”, diz o levantamento.
A reprovação ao governo é maior entre os mais ricos e aqueles com ensino superior. Entre pessoas com mais de cinco salários mínimos de renda familiar (a partir de R$ 4.400), a taxa dos que consideram o governo ruim ou péssimo saltou de 33% em junho para 49% em dezembro.
Além disso, caiu o percentual de pessoas que acreditam que o resto do governo de Temer será bom ou ótimo: de 24% em junho para 18% em dezembro.
Também pioraram as perspectivas com relação ao restante do governo Temer. O percentual de entrevistados que acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom caiu de 24% em setembro para 18% em dezembro. O número dos que dizem que será ruim ou péssimo subiu de 38% para 43%.