Foi lançado, nesta quinta-feira, pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) um plano de prevenção e combate às enchentes na região metropolitana de Porto Alegre. Os recursos, da ordem de R$ 258 milhões faz parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais do governo federal.
Conforme o governo do Estado, já foram repassados R$ 15,1 milhões relativos aos estudos dos quatro projetos envolvendo as bacias hidrográficas do Delta do Jacuí, Sinos e Gravataí. O plano beneficiará cerca de 4 milhões de pessoas. Ainda há negociações com o Ministério das Cidades a inclusão de mais dois municípios no plano contra enchentes: Canoas e Sapucaia do Sul.
Os projetos serão executados pela Metroplan e visam “garantir a segurança das populações que vivem em áreas suscetíveis a ocorrências de desastres naturais”, conforme o governo do RS. “São projetos que vão permitir a correção de problemas históricos em uma região que concentra um terço da população do Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch.
Obras no Arroio Feijó, bacia do Sinos e no Delta do Jacuí
Conforme a Metroplan, entre as obras que serão realizadas está a canalização do Arroio Feijó. No plano, também há previsão de expandir o Dique de Alvorada – proteção contra cheias do rio Gravataí –; diques internos nos arroio Feijó e Águas Belas, além de casas de bombas para a drenagem interna para os diques. Serão realizados estudos e projetos para minimizar os efeitos das cheias e da estiagem na bacia do Rio Gravataí.
Em Eldorado do Sul, também está previsto a construção de um dique de proteção contra enchentes da bacia do Delta do Jacuí. Recursos também devem ser destinados para minimizar os efeitos das cheias na bacia do Rio dos Sinos.
Cotidiano