Governo Federal reconhece situação de emergência de mais 10 municípios gaúchos

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (19), a situação de emergência de mais 10 municípios gaúchos. Em nível estadual, 131 cidades decretaram situação de emergência e ainda há 10 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O reconhecimento da situação de emergência vai permitir que as prefeituras tenham acesso às ações de apoio do Governo Federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas pelos desastres naturais. A portaria já foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

No Rio Grande do Sul, o reconhecimento é decorrente das chuvas intensas, enxurradas e inundações que assolaram o Estado e atingiram as cidades de Boa Vista das Missões, Caiçara, Cristal do Sul, Garruchos, Jari, Panambi, Ponte Preta, Santo Antônio das Missões, São Borja e São Jerônimo.

Na última sexta-feira (16), o Governo Federal destinou cerca de R$ 30 milhões para atender os municípios afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os recursos serão aplicados nas ações de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas pelos desastres naturais. Uma equipe técnica da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil permanece no Estado para auxiliar na construção de planos de trabalho.