O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) decretou luto oficial pela morte do tradicionalista gaúcho Paixão Côrtes. A bandeira do Estado já foi posta a meio mastro no Palácio Piratini, sede do Executivo.
O velório, conforme o Executivo, será realizado no Salão Negrinho do Pastoreiro. Ainda não está confirmado o horário.
“O tradicionalismo do Rio Grande do Sul perde seu maior representante. Mais do que um estudioso da cultura do nosso estado, Paixão Côrtes era o símbolo do gaúcho e do gauchismo”, disse Sartori.
“Sua história se confunde com a cultura do Rio Grande, e seu legado já faz parte da vida de todos os gaúchos. Nossos sentimentos aos familiares”, concluiu.
A morte de Côrtes foi declarada às 16h05 da tarde desta segunda-feira (27). A causa, porém, não foi informada pelo Hospital Ernesto Dornelles, onde o tradicionalista estava internado. Ele havia passado por uma cirurgia após sofrer uma queda e fraturar o fêmur.
Paixão Côrtes é um dos símbolos do tradicionalismo. Foi eternizado por sua grande obra de pesquisa sobre a tradição gaúcha e pela Estátua do Laçador. A obra de Antônio Caringi, que representa o gaúcho, foi construído nos anos 1950. O monumentoe está localizado ao lado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na entrada de Porto Alegre.