Governo do RS antecipa chamamento de 770 policiais militares e 220 civis

De acordo com Sartori, a nomeação dos policiais deve ocorrer imediatamente, após publicação da convocação no Diário Oficial do Estado.

Na tarde desta sexta-feira (2), o governador José Ivo Sartori (PMDB) anunciou a antecipação do chamamento de 770 policiais militares e 220 policiais civis para atuarem nas forças policiais do Rio Grande do Sul. O anúncio ocorreu no Palácio Piratini, durante ato que apresentou o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), como novo secretário de Segurança Pública do Estado.

De acordo com Sartori, a nomeação dos policiais deve ocorrer imediatamente, após publicação da convocação no Diário Oficial do Estado, nos próximos dias. A convocação estava prevista no Plano de Segurança Pública para ocorrer em janeiro de 2017, mas devido ao aumento da onda de violência que assola o Estado desde 2015, foi antecipada.

Os 770 brigadianos e 220 policiais civis se formarão nos cursos preparatórios em maio e abril de 2017, respectivamente. O investimento com as contratações soma R$ 27 milhões.

Em 30 de junho, o Governo do RS já havia anunciado o chamamento de 530 aprovados no último concurso para a Brigada Militar. Já a Polícia Civil contará com 221 novos agentes até o fim de 2016. Atualmente há dois mil brigadianos e 660 agentes policiais aprovados nos últimos concursos aguardando para ingressarem nas forças policiais gaúchas. Também até o final de 2016, será aberto concurso para 700 novos agentes penitenciários da Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários).