O Governo Federal bloqueou no início da noite desta terça-feira as contas do Governo do Rio Grande do Sul. O Estado não pagou a parcela da dívida com a União, em detrimento a integralização do salários do funcionalismo público.
A parcela de julho estava atrasada desde o início de agosto. Em caixa, o RS tem R$ 60 milhões. As contas ficarão sequestradas até o valor chegar a R$ 280mi, quando for possível quitar a dívida.
A medida tomada pelo Governo Federal está prevista no contrato de pagamento. O Banrisul avisou do sequestro ao secretário da Fazenda, Giovani Feltes, que logo transmitiu o recado ao Governador José Ivo Sartori.
A expectativa da Secretaria Estadual da Fazenda é ter em caixa o pagamento antes do dia 20, quando ocorrem novos repasses federais, até então, suspensos. O Estado pode recorrer do bloqueio na Justiça, mas não há nenhuma garantia de vitória.
O sequestro das contas vai resultar no atraso de pagamentos para fornecedores, municípios, Brigada Militar e para a área da saúde, que já vive em colapso. Depósitos judiciais também serão atrasados.
Uma série de reuniões já estão acontecendo nesta noite. Amanhã (12), Sartori viaja para Brasília, para se reunir com membros do STF (Supremo Tribunal Federal), Senado e Câmara de Deputados.
Cotidiano