Com mais mortes por dengue confirmadas nesta terça-feira (12), o governador Eduardo Leite assinou decreto colocando o Rio Grande do Sul em situação de emergência sanitária.
“A medida, de acordo com o decreto nº 57.498, visa à prevenção, ao controle e à atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos”, disse o governo gaúcho. O decreto será publicado Diário Oficial do Estado de quarta-feira (13).
Com a declaração de estado de emergência, o governo estadual poderá destinar recursos para combater a dengue com mais agilidade – sem os trâmites burocráticos de uma licitação, por exemplo.
“O decreto permite um processo ágil e célere na compra de insumos (como medicamentos e vacinas), fortalecendo o enfrentamento da dengue. Também facilita que o governo federal destine ao Estado recursos específicos para ações de combate à doença”, afirmou o governo do Estado.
Nesta terça, a SES (Secretaria Saúde Estadual da Saúde) confirmou mais três mortes por dengue. Até o momento o Rio Grande do Sul tem 20 mortes confirmadas por dengue neste ano.