Considerada o segundo maior corredor logístico do Brasil, a BR-163 atingiu 100% de extensão pavimentada. O serviço foi realizado por militares do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), e deve beneficiar todos os transportes que fazem o fluxo de carga e comércio dos portos da Região Norte.
O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para comentar a conclusão da obra, e afirmou que a pavimentação diminuirá o custo para exportação de produtos brasileiros.
– O Exército Brasileiro concluiu hoje a pavimentação da BR-163 no Pará.
– Essa obra é no coração do agronegócio e vai diminuir os custos para a exportação.
– Hoje também o TCU aprovou a renovação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista.
\uD83C\uDDE7\uD83C\uDDF7\uD83C\uDDE7\uD83C\uDDF7\uD83C\uDDE7\uD83C\uDDF7 pic.twitter.com/DRa5z8Whxf
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 28, 2019
https://platform.twitter.com/widgets.jsA conclusão da BR-163 foi uma das promessas do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao assumir a pasta. “Estamos redirecionando a logística do país para o Norte, porque teremos menores distâncias para os mercados consumidores da Ásia e da Europa. Seremos mais competitivos e vamos diminuir o custo para o produtor. É mais dinheiro que sobra para novos investimentos e mais empregos gerados. [Com essa obra] o Brasil volta a ser um grande player no cenário internacional”, afirmou em entrevista à TV Brasil, em Brasília.
O ministro afirmou que haveria ainda a possibilidade de criar concessão de trechos da BR-163, e revelou que o ministério já fez estudos aprofundados sobre a viabilidade da privatização. “Acredito que essa concessão [da BR-163] deve ocorrer em 2020”, concluiu o ministro.