O governo do Estado anunciou Cezar Schirmer, ex-prefeito de Santa Maria, como novo secretário da Segurança Pública. Ele foi apresentado durante entrevista coletiva que começa às 14h30 no Palácio Piratini.
Schirmer assume a pasta em meio a uma crise instituída pelo próprio governo. No ano passado, a Fazenda cortou horas extras de policiais e ajudou a criminalidade a crescer no Estado. O ex-prefeito de Santa Maria já foi secretário da Fazenda, da Casa Civil e da Agricultura em outras administrações.
Desgaste no caso da Boate Kiss
Desejo antigo de Sartori no governo, Schirmer teve seu nome bastante desgastado pelo incêndio na boate Kiss, em janeiro de 2013. Na tragédia, morreram 242 pessoas. No inquérito sobre o caso da boate, a Polícia Civil afirmou que há evidências de “negligência por omissão por parte do Poder Público Municipal e do Prefeito Municipal”.
Desafios
Entre os desafios do novo secretário estão amenizar a saída de policiais no Rio Grande do Sul. Outro é reorganizar o sistema penitenciário, falido há décadas.
Ontem, o governo do Estado anunciou um pacote de medidas para tentar manter na ativa centenas de brigadianos. Conforme o Piratini, será feita a concessão e renovação de abonos de permanência de policiais militares que estão para se aposentar.
Na quarta, um decreto de emergência assinado por José Ivo Sartori por causa do caos prisional permitirá a criação de 6 mil vagas. Atualmente, a população carcerária do Estado tem 34.568 presos.