O Rio Grande do Sul vai prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe. Os integrantes do público-alvo têm agora até o dia 5 de junho para garantir a sua dose. Segundo dados do PNI (Programa Nacional de Imunizações), o RS registra uma cobertura de 67% dos grupos prioritários. A meta da SES (Secretaria Estadual da Saúde) é alcançar 80% de cobertura.
Até o momento, as equipes das unidades de saúde do Estado aplicaram mais de 2,1 milhões de doses da vacina em portadores de doenças crônicas e integrantes dos grupos prioritários (idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto e indígenas).
A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B) e a definição da população-alvo leva em conta os grupos que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da doença. Estudos demonstram que a imunização contra o vírus pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações e, em até 75% a mortalidade global.
Cotidiano