Governador José Ivo Sartori anuncia novo pacote de cortes

O governador José Ivo Sartori (PMDB) anunciou na manhã de hoje, em entrevista coletiva, que irá abrir as contas públicas do Estado. Segundo ele, a crise financeira é “muito grave” e a Secretaria da Fazenda irá dar as diretrizes do governo para o enfrentamento da crise. O corte é da ordem de mais de 1 bilhão de reais em investimentos e os orçamentos das secretarias.
O governador disse que as “contas públicas do Estado passaram do limite” e que, a partir de agora, todas as secretarias terão orçamento contingenciado em torno ou mais de 20% e que os 35% dos cargos de confiança serão cortados para enxugar os gastos públicos.
O governador apontou que a obrigação do governo é melhorar a gestão. “Nós temos a obrigação de melhorar os serviços públicos. Melhorando a gestão, conseguiremos isso. Medir resultados é obrigação. Na infraestrutura, se criamos condições de fazermos as manutenções das rodovias em 2015, será uma vitória”, afirmou Sartori.
Segundo o governador, os cortes promovidos no início do ano amortizaram a dívida em 600 milhões de reais. O governador ainda apontou que irá lutar para manter os salários, o custeio das escolas, da saúde e da segurança e ainda não apontou nada sobre parcelamento dos salários.