A circulação de composições da Trensurb foi totalmente suspensa, por cerca de 50 minutos, nesta quarta-feira (15). O motivo foi o furto de cabos de energia elétrica que abastecem as composições. O crime ocorreu no meio da tarde de hoje.
O serviço foi retomado cerca de 50 minutos depois do furto. No entanto, apesar da circulação de trens ter sido retomada, os passageiros vão encontrar grande número de pessoas nas estações.
Conforme a companhia, o furto dos fios ocorreu ao norte da Estação Esteio/Trensurb, conforme a Trensurb. Ainda não se sabe como os ladrões conseguiram atacar a rede aérea, mesmo com o intenso tráfego de composições próximo do horário de pico da tarde.
Técnicos foram deslocados do CCO (Centro de Controle Operacional) da empresa, que fica no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Eles estiveram no local onde os cabos foram rompidos e roubados e procederam a substituição.
A previsão da empresa era que o serviço fosse retomado às 17h30. A volta dos trens ocorreu às 17h25, cinco antes do previsto. A previsão anterior era de que o serviço fosse retomado às 17h10.
Mesmo sem a circulação de trens, as estações da empresa estão abertas ao público, de acordo com a companhia.