Cotidiano

Frentistas e gerentes de postos são presos por enganarem motoristas em Porto Alegre

Dois frentistas e dois gerentes de postos de combustíveis foram presos em flagrante na manhã desta segunda-feira (6), na zona Norte de Porto Alegre. Denúncias de consumidores recebidas pelo Ministério Público nos últimos meses davam conta de que dois postos – o Posto de Combustíveis 4Z (Ipiranga), na esquina entre a rua Ramiro Barcelos e a avenida Farrapos – e o Posto Aeroporto (Shell), na rua Edu Chaves – estavam aplicando um golpe nos motoristas que abasteciam seus veículos com gasolina.

De acordo com as investigações, realizadas pelos promotores de Justiça Flávio Duarte e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, havia uma meta a ser atingida pelos frentistas de venda de gasolina aditivada para que eles ganhassem bônus em dinheiro. Para tanto, o consumidor que pedisse gasolina comum acabava tendo o abastecimento feito com aditivada – e pagava o valor a maior.

Os funcionários, ao serem informados pelos clientes do valor incorreto na bomba, alegavam que havia ocorrido um engano. Os quatro presos foram autuados em flagrante por crime contra as relações de consumo.

A Operação Aditivada contou com a participação das Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor, em conjunto com o CaoConsumidor (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor) e a Decon (Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor).

A coordenadora do CaoConsumidor, Caroline Vaz, aponta que “o mais importante desta atuação conjunta é o alerta aos consumidores para que fiquem de olho na bomba quando forem abastecer, para não serem vítimas dessa prática. E, caso ocorra, devem denunciar ao MP ou Decon”. Ela informa que a denúncia pode ser feita pelo site.