BOLETIM METEOROLÓGICO

Frente fria provocará pancadas de chuva e ligeiro declínio das temperaturas no RS

Com a atuação da frente fria, a massa de ar quente perde força e haverá um declínio nas temperaturas no Rio Grande do Sul.

Chuva isolada em uma lavoura. Foto: Fernando Dias / Secretaria da Agricultura

Uma nova frente fria vai avançar sobre o Rio Grande do Sul. Segundo o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), os próximos dias serão marcados por chuva expressiva no território gaúcho.

Nesta sexta-feira (1), a massa de ar quente e a nebulosidade predominam no Rio Grande do Sul, mas o tempo fica firme em quase todo o Estado. Com atuação do ventos úmidos e quente, há possibilidade de pancadas de chuva  e garoa na Região Metropolitana e no Litoral.

No sábado (2), o tempo seco, com temperaturas elevadas vai predominar em todas as regiões do Estado, segundo o boletim.  O tempo fica bastante abafado durante a tarde.

No domingo (3), o deslocamento da frente fria (Não significa frio intenso, mas ela vai provocar nuvens carregadas pelo Rio Grande do Sul. Frio é quando chega uma massa de ar frio) provocará chuva, com possibilidade de temporais isolados, no Estado.

Conforme o boletim, na segunda (4) e terça-feira (5), a nebulosidade ainda seguirá predominando com pancadas de chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (6), o ingresso de ar seco e frio afastará as instabilidades do Estado.

Com a atuação da frente fria, a massa de ar quente perde força e haverá um declínio nas temperaturas entre segunda e quarta no Rio Grande do Sul. O tempo volta a ficar abafado a partir de quinta-feira (7).

Segundo a Seapi, os volumes de chuva esperados deverão ser inferiores a 10 mm na Região Sul e parte da Campanha.

“No restante do Estado os volumes deverão oscilar entre 20 e 35 mm, e poderão alcançar 50 mm na Fronteira Oeste e superar 60 mm no Vale do Uruguai”, ressaltou a Seapi.