Os motoristas que estão voltando das praias nesta terça-feira (2) estão enfrentando diversos pontos de lentidão nas estradas gaúchas. A previsão era que o fluxo ficasse melhor no período da tarde, o que não ocorreu.
O maior problema é na ERS-040, onde há dois pontos gigantes de lentidão. Um deles é no trecho do Túnel Verde, desde antes da rótula de acesso a Balneário Pinhal até, basicamente, o trevo de Capivari do Sul.
O pior trecho é logo à frente: são cerca de 30 quilômetros de lentidão entre Capão da Porteira e Águas Claras, no município de Viamão. Os motoristas estão levando cerca de 1h10 para realizar o percurso.
No pedágio de Viamão, no quilômetro 19 da ERS-040, são 16 carros por minuto no sentido Porto Alegre. O limite de operação da praça é de cerca de 20 carros por minuto.
Na BR-101, o trânsito é complicado para quem passa por Três Cachoeiras. Há bastante congestionamento no trecho urbano. O mesmo ocorre no trecho entre a Costa da Lagoa, em Maquiné, até a chegada à BR-290, em Osório.
Na FreeWay, o trânsito também é intenso com muitos pontos de congestionamento desde Osório. O primeiro é entre o quilômetro 0 e 19. Depois do pedágio de Santo Antônio da Patrulha, o fluxo melhora até o trecho de Glorinha, onde há alguns pontos de lentidão no trecho sinuoso da rodovia.
O maior ponto de lentidão, no entanto, é entre o quilômetro 66 (dois antes da General Motors) até o trevo de acesso à ERS-118. Após esse trecho, não há pontos de lentidão.