Cotidiano

Força-tarefa apreende 12 toneladas de alimentos e prende cinco pessoas em Balneário Pinhal

Agentes da força-tarefa do Programa Segurança Alimentar vistoriaram nesta terça-feira (14), três estabelecimentos comerciais de Balneário Pinhal e Magistério, no Litoral Norte do Estado. Aproximadamente 12 toneladas de alimentos foram apreendidas e inutilizadas durante a ação. Cinco pessoas foram presas, um adolescente apreendido e a padaria de um supermercado foi interditada.

Passaram pela inspeção o Super Bom Preço e o Comercial de Carnes SV, de Pinhal, e o Mercado Muito Loko, de Magistério. No Mercado Muito Loko, diversos alimentos impróprios ao consumo foram inutilizados pelos agentes. Durante a inspeção, ocorreu a prisão em flagrante por furto de mercadorias de cinco funcionários de uma empresa que presta serviços de recolhimento de lixo para a Prefeitura Municipal de Pinhal, bem como a apreensão de um adolescente.

No Super Bom Preço, foram apreendidas, principalmente, farinhas vencidas, margarinas, embutidos e carnes mal refrigeradas, frios fracionados irregularmente e queijos sem procedência. Houve a interdição da padaria do estabelecimento. Já no Comercial de Carnes SV, carnes foram inutilizadas por problemas de acondicionamento em temperatura inadequada.

Participaram da operação a coordenadora do Caocon (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica), Caroline Vaz, o coordenador do Gaeco – Segurança Alimentar (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a Promotoria de Justiça de Tramandaí, representantes da Seapi (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação), Brigada Militar, Polícia Civil, Procon, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária Municipal de Pinhal.