SERRA GAÚCHA

Fiscalização flagra situação de maus-tratos contra animais em Caxias do Sul

Os agentes chegaram ao local e o encontraram em situação péssima (fotos). O cães não estavam desnutridos pois recebiam água e ração de vizinhos

Fiscais da SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) de Caxias do Sul verificaram, na manhã desta quinta-feira (29), uma denúncia de maus-tratos a animais no bairro Presidente Vargas, na Zona Leste da cidade da Serra gaúcha. Sete cães em situação de abandono foram encontrados em uma residência.

O local foi acessado com apoio de agentes da 3ª DP (Delegacia Distrital). Os policiais tinham uma ordem judicial para verificar o fato. A medida foi solicitada após tentativas de acessar o espaço sem que houvesse a moradora.

Foto: Fabiano Provin/SEMMA

A moradia, na Rua Getúlio Vargas, tem dois pisos. No térreo as condições verificadas eram péssimas, com muitas fezes espalhadas pelo chão. A proprietária dos pets, de 37 anos, não foi localizada.

À polícia, vizinhos relataram aos agentes que ela é dependente química e vai no local poucas vezes por semana. Inclusive, há registros policiais contra ela por ameaça. Uma intimação foi deixada pelos agentes, o que estipula um prazo para a denunciada se apresentar à autoridade policial.

Os cachorros não estavam desnutridos pelo fato de vizinhos fornecerem ração e água. Dois dos cães estavam microchipados. Cinco foram microchipados na hora pela médica veterinária do setor de Fiscalização da SEMMA.

Os cães ficarão sob a guarda de vizinhos como fiéis depositários, que se manifestaram nesse sentido, até serem encaminhados para adoção. Finalizado o inquérito pela Polícia Civil, a denunciada será indiciada ao MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) por maus-tratos contra animais.