Rio Grande do Sul - O Parque João Batista Marchese sedia, entre esta sexta-feira (28) e o próximo domingo (30), a 18ª edição do Festival Canto da Lagoa, em Encantado, no Vale do Taquari. O evento é uma competição de canções inéditas, aberta a todos os gêneros musicais. A entrada é franca.
O governo do Estado autorizou o Festival, por meio da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), a captar R$ 345 mil por meio do Pró-Cultura RS – LIC (Lei de Incentivo à Cultura).
Etapas
Nos primeiros dois dias, ocorre a classificatória das categorias instrumental, urbana e livre, e no dia do encerramento é a vez da categoria juvenil e da fase final. A lista de músicas concorrentes está aqui.
Nessa edição, artistas inscreveram 859 canções, das quais a organização selecionou 28 para se apresentarem no palco do festival. Haverá troféu e premiação em dinheiro para o 1º, o 2º e o 3º lugares, além da música mais popular e dos melhores intérprete, arranjo, instrumentista e letra.
O evento
O Festival celebra os 110 anos de Encantado. Haverá também shows da banda Maskavo, de Duca Leindecker e do DJ Guz Zanotto.
O festival teve sua primeira edição no ano de 1992. Ele surgiu a partir de um grupo de amigos que se encontravam para tocar e cantar à beira da Lagoa de Garibaldi.
A realização é da Associação Cultural de Encantado, em parceria com a prefeitura local. Mais informações estão nas páginas do evento no Instagram e no Facebook.