A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) suspendeu as atividades de um posto de combustíveis da avenida Oscar Pereira, zona Leste de Porto Alegre. Segundo o órgão ambiental, o estabelecimento não tinha condições de continuar aberto.
A decisão dos técnicos de interditar o posto de combustíveis ocorreu devido à operação inadequada dos equipamentos de controle da poluição e da câmara de acesso às bombas de abastecimento. Os dois sistemas são compostos, respectivamente, pelo piso impermeável na área de abastecimento; caixa separadora de água e óleo; e da câmara de acesso às bombas, além de indícios de contaminação que podem ter risco de inflamabilidade, expondo os trabalhadores.
Também foram identificados indícios de contaminação que podem ter risco de inflamabilidade, expondo os trabalhadores. A fiscalização no local ocorreu por amostragem.
Fiscalização
A Fepam realizou, nos últimos 15 dias, vistorias em postos da capital, atendendo demandas da Agência Nacional do Petróleo e do Ministério Público Estadual e aplicou autuações. Também já foram emitidas 15 novas licenças.
Os técnicos informam que continuarão com a rotina de vistorias, prioritariamente nos postos de combustíveis com solicitações de licenças ainda não emitidas, para regularização do licenciamento ambiental e melhorar o atendimento ao controle da poluição e prevenção de acidentes.