Cotidiano

Vazamento é motivo de falta d'água na Ilha do Pavão

Vazamento em uma tubulação de aço, que passa sob a ponte do Guaíba no saco da Alemoa, sentido interior-Capital, é o motivo da falta d’água na região das Ilhas. Como o vazamento na tubulação ocorreu depois da Ilha dos Marinheiros, só o abastecimento da Ilha do Pavão é que está prejudicado com a baixa pressão.
Nos últimos três dias, moradores da Ilha do Pavão realizaram protestos por causa da falta de água. O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) alega que eles estão em áreas irregulares e que não estão formalmente ligados à rede. Para minimizar o problema, um caminhão-pipa levou água para os moradores.

Siga o Plantão RS no Twitter: @plantaors
Curta nossa página no Facebook: fb.com/rsplantao

Segundo a autarquia nenhum cliente está totalmente sem água. Equipes do Departamento ainda não definiram como irão fazer o reaparo na tubulação de aço. “A posição complicada da tubulação, a falta de acostamento na pista da ponte e a necessidade de trabalhar com solda junto à água exigem um planejamento cuidadoso de segurança”, afirmou o Dmae, por nota.
Conforme explicou o Departamento, a Estação de Tratamento de Água que abastece as Ilhas está localizada na Ilha da Pintada. Portanto, a rede funciona no sentido interior-Capital. E, assim, a Ilha do Pavão, mais próxima de Porto Alegre, é a ponta final da rede.