Porto Alegre foi escolhida para receber dois eventos de dimensão internacional neste início de ano: a Ibercup e o Pokémon Go Safari Zone.
A prefeitura de Porto Alegre ressaltou que os benefícios gerados por acontecimentos como esses são múltiplos.
“Oportunizam ao morador novas alternativas de lazer e entretenimento gratuitas, projetam internacionalmente a cidade e contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico local.”
Os números da ocupação hoteleira no período indicam esta tendência. Conforme levantamento do Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região) no período de realização dos dois eventos, cerca de 35% dos estabelecimentos consultados apontaram impacto positivo.
De acordo com a prefeitura, alguns hotéis chegaram a registrar 40% de sua ocupação dedicada à hospedagem dos participantes.
Maior torneio de futebol infantil do mundo, a Ibercup teve sua etapa qualificatória disputada na Capital. Mais de 3.500 atletas de 20 países e 17 Estados brasileiros, movimentaram a cidade entre 15 a 20 de janeiro.
A prefeitura ressalta que a competição serviu como um “ensaio” para os cinco jogos da Copa América que serão disputados em junho na Capital.
E, no último final de semana, aconteceu o Pokémon Go Safari Zone, primeiro evento presencial de Pokémon Go no hemisfério sul.
Mais de 30 mil pessoas, muitas de diversas localidades do Brasil e do exterior, participaram da ação que aconteceu na Orla do Guaíba.