Cotidiano

Campanha acirrada pela presidência dos EUA tem início em Iowa

As eleições presidenciais nos Estados Unidos ocorrem em oito de novembro deste ano. Tendo em vista isso, começam nesta segunda-feira (1º) as convenções partidárias para a escolha dos candidatos. O primeiro estado a receber a convenção e decidir quais delegados vai enviar é Iowa, localizado na região centro-oeste do país.

Curta nossa página no Facebook e siga no Twitter

Segundo especialistas, a escolha de tal estado não deverá causar grandes impactos, devido ao fato de ser pequeno e contar com poucos eleitores. “O que faz a convenção de Iowa ter uma enorme exposição na mídia é que o evento será um filtro para os candidatos”, disse o professor da Escola de Mídia e Jornalismo da Carolina do Norte, Paul O’Oconnor.
Após Iowa, o próximo estado que irá definir seus delegados é New Hampishire. O’Oconnor ainda diz que essas duas convenções irão desestimular os financiadores de campanha a repassar dinheiro para os candidatos com baixo desempenho.
De acordo com as pesquisas realizadas pelo jornal Des Moines Register, entre os republicanos, o candidato mais cotado é Donald Trump, com 28%; seguido por Ted Cruz (23%), e por Marco Rubio (15%). Também foram avaliados os seguintes republicanos: Ben Carson (10%), Rand Paul (5%) e Chris Christie (3%). Jeb Bush, John Kasich e Carly Fiorina ficaram com 2% da preferência dos eleitores.
Já os democratas têm na Hillary Clinton a primeira escolha, com 45%, seguida de Bernie Sanders, com 42%, e Martin O’Malley, com 3%.