Uma semana após o início da campanha de vacinação contra a gripe no Estado, a Prefeitura de Porto Alegre admitiu hoje que todos os estoques recebidos pela Prefeitura já foram distribuídos para os postos de saúde da Capital. Conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre), as imunizações prosseguem normalmente. Entretanto, algumas pontos de vacinação já não possuem doses desde ontem.
Para a SMS, o problema é causado pela antecipação da campanha, somada a um atraso no recebimento de cerca de 400 mil doses do Governo do Estado e uma demanda muito grande nos primeiros dias de campanha. As últimas imunizações foram enviadas a postos pela manhã. Um novo lote de 50 mil doses deve chegar ainda hoje, conforme afirmou, em entrevista à Band RS, o secretário de Saúde da Capital Fernando Ritter.
Entre as unidades que receberam vacinas hoje estão o Centro de Saúde Modelo e as unidades Navegantes, Vila Floresta e Conceição. Além do problema no estoque, a Prefeitura de Porto Alegre afirmou que 13 salas de vacinação da rede municipal, das 150 existentes, encontram-se fechadas nesta terça-feira por oscilação na temperatura das geladeiras que armazenam as doses.
Monte Cristo – Referencia para Campos do Cristal, Campo Novo, Cohab-Cavalhada e Ipanema.
Calábria – Referencia para Jardim das Palmeiras, Camaquã e Campo Novo. Previsão de reposição à tarde.
Morro dos Sargentos – Previsão de reposição à tarde pela CGVS.
Jardim Protásio Alves – Referencia para Safira.
Jardim da FAPA – Referencia para Chácara da Fumaça.
Panorama – Vacinando com caixa térmica.
São Pedro – Vacinando com caixa térmica.
São Borja – sem vacinas – Referencia para Santo Agostinho.
Beco dos Coqueiros – sem vacinas – Referencia para Passo das Pedras.
Santa Fé – sem vacina – Referencia para Santa Maria.
Fradique Vizeu – Vacinando somente influenza.
Bom Jesus – Sem vacinas.