A partir deste mês cerca de 8.400 devedores do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ITDC (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) que já estão inscritos em dívida ativa do Estado serão encaminhados para o cadastro da Serasa pelo não pagamento dos impostos. A Receita Estadual estima que o valor devido pelos contribuintes chegue a R$ 2 bilhões de reais.
Segundo o subsecretário da Receita, Mário Luís Wunderlich dos Santos, a medida não se restringirá apenas ao devedor principal do imposto, mas também aos fiadores e corresponsáveis pelas empresas inadimplentes. Atualmente, já constam no cadastro da Serasa mais de 4 mil empresas. O valor devido supera R$ 1,8 bilhão, relativos a aproximadamente 80 mil créditos tributários.
Antes de adotar a nova medida em relação aos devedores, a Receita remeterá comunicações sobre os débitos, que poderão ser pagos ou parcelados acessando o site da Secretaria da Fazenda ou procurando uma das unidades da Receita Estadual. Se não houver resposta dos devedores, seus nomes serão, então, enviados para a Serasa.
Cotidiano