VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Estado divulga Mapa dos Feminicídios de 2023

Conforme a Polícia Civil, 81,6% das vítimas não tinham medidas protetivas na data do crime, e 57,5% não haviam registrado boletim de ocorrência anterior ao fato

Foto: Agência Brasil/Divulgação

A Polícia Civil gaúcha divulgou o Mapa dos Feminicídios do ano de 2023. O documento demonstra a realidade dos números envolvendo feminicídios no Rio Grande do Sul durante todo o ano passado, quando 87 mortes do tipo foram registradas em 62 municípios. Em comparação a 2022, houve diminuição de 21,1% nos casos.

Na comparação dos meses de novembro e dezembro de 2022 e 2023, sobretudo, houve uma redução de 50,9% nas tentativas de feminicídio. Já os crimes consumados diminuíram 27,7%. Os dados completos podem ser verificados neste link.

Outros dados chamam atenção. Por exemplo, 65,5% da vítimas tinham entre 18 e 39 anos. Além disso, em 86,2% dos casos, o autor do crime era atual ou ex-companheiro da vítima. Também 81,6% das vítimas não tinham medidas protetivas na data do crime, e 57,5% não haviam registrado boletim de ocorrência anterior ao fato.

Segundo a Polícia Civil, a redução se deve às ações públicas realizadas pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Rio Grande do Sul, juntamente com suas instituições vinculadas: Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento Estadual de Trânsito.

Os dados são um compilado do Observatório de Violência Doméstica da SSP (Secretaria Estadual da Segurança Pública), analisado pela Dipam (Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher) do DPGV (Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis).