As aulas já começaram em muitas escolas e, como o início do ano sempre traz acúmulo de gastos, muitas pessoas deixaram para a última hora a compra do material escolar dos filhos. Pensando nisso, coordenadora dos cursos de Gestão do Senac Saúde, Lívia Paim elaborou algumas dicas para os pais com o intuito de dissolver esses custos. Sim! Ainda dá tempo de economizar. Veja:
– Compra coletiva: alguns sites oferecem a oportunidade de comprar a lista fechada por um valor menor se conseguir um grupo mínimo de estudantes para realizar a comprar também. Garante aos consumidores economia de tempo e dinheiro. Fique atento que para participar existem algumas regras como a lista ser a mesma para todos os participantes e a quantidade mínima de estudantes para realizar o pedido.
– Navegue nas redes sociais e sites das empresas que vendem materiais escolares. É possível encontrar produtos de um site para outro com até 25% de diferença. Porém fique atento com as taxas de frete, se no montante apresentarão vantagens. Para utilizar esse recurso é importante, no entanto, lembrar que os prazos de entrega podem extrapolar as datas que você precisa estar com os produtos.
– Reutilize! Antes de realizar a compra investigue os materiais que realmente precisam ser comprados. Será que o estojo do ano passado não pode ser utilizado neste ano? E a mochila está em boas condições? Os cadernos normalmente têm folhas que não foram utilizadas. Com um pouco de habilidade é possível usá-las para fazer um caderno novinho e com uma capa personalizada.
– Algumas escolas organizam feiras para que os alunos troquem livros ou comercializem por um valor menor. Outra alternativa é a utilização de sebos, que muitas vezes recebem os títulos e vendem por um valor mais acessível.
– A última e não menos importante dica é: seja solidário! Não jogue fora o material, a mochila, as pastas do ano passado. Doe! Sempre tem uma criança que precisando.