O mezanino do Espaço Cultural da ESPM Porto Alegre abrigará a exposição Uníssono, idealizada e produzida pela fotógrafa e aluna do oitavo semestre de publicidade e propaganda da faculdade, Ana Cláudia Gimenez.
A inauguração ocorreu neste sábado (10) e vai até o dia 31 de agosto. A mostra estará de portas abertas ao público com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas e, aos sábados, das 9 às 15 horas.
A série de fotografias é centralizada no adjetivo uníssono, que significa “vibrando na mesma harmonia” e retrata belas paisagens em contraste com a figura humana.
O personagem principal, além do modelo, é o espelho. Segundo a artista, sua utilização teve diversos fins, sendo eles: inserir o homem dentro da natureza, trazer um diferencial artístico as fotografias e, principalmente, provocar reflexões à quem possa contemplá-las. O espelho está situado em frente ao rosto do modelo fotografado, propositalmente para apresentá-lo como parte da natureza, e não superior a ela.
A ideia surgiu da preocupação recorrente da artista quanto as questões ambientais. “Abordei essa temática na exposição por entender que ela é de difícil absorção por palavras e números, sendo a imagem capaz de traduzir a informação em um clique.”
A exposição visa provocar os visitantes a refletirem sobre o assunto e tornarem-se pessoas mais conscientes. Para isso, ela aposta na beleza das paisagens, que estimularão a vontade de mantê-las intactas, e não prejudicadas pela ação irresponsável e desenfreada do homem.
Ana acredita fielmente que a fotografia tem o poder de transmitir mensagens que possam atingir o grande público de forma acessível.
“Percebi que a fotografia seria um meio eficaz para transmitir a mensagem que quero repassar, uma vez que sua linguagem é compreensível de forma universal, mesmo que com distintas interpretações”, diz.
Ela entende que assim é possível gerar discussões que contribuirão para o maior entendimento e engajamento na proteção do meio ambiente.
Serviço:
Uníssono – Vibrando na mesma harmonia
Artista: Ana Cláudia Gimenez
Local: Espaço Cultural da ESPM Porto Alegre (Rua Guilherme Schell, 268, Bairro Santo Antônio, Porto Alegre – RS)
Data: 10 a 31 de agosto de 2019
Horário: Segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas e sábados das 9 às 15 horas