FATOS REAIS

Escritor de O Leão da Calábria fala sobre sua obra na Semana Italiana em Porto Alegre

Em Porto Alegre, o escritor vai autografar o livro baseado em fatos reais que se passou em Anta Gorda em 1920.

Escritor Nilson Luiz May. Foto: Divulgação

O escritor e palestrante Nilson Luiz May falará sobre sua obra O Leão da Calábria nesta quinta-feira (9), às 19h, na Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, durante a 17ª Semana Italiana em Porto Alegre.

Após, autografa o livro, um romance baseado em fatos reais que se passou em Anta Gorda em 1920, quando o médico imigrante italiano Michele De Patta veio com a família da Calábria e causou uma revolução na pequena cidade.

O Leão da Calábria

Noite de sexta-feira, 30 de março de 1923. O Hospital São Carlos, que tanto servira de apoio ao tratamento dos necessitados de Anta Gorda – local de imigração italiana no decorrer das últimas décadas – estava prestes a ser destruído pelo fogo.

O casarão de dois pisos, em tábuas de madeiras, em poucos minutos poderia desabar. A querosene, contida em duas latas despejadas sobre o assoalho do pavimento inferior, depois do fogo ateado pela porta arrombada, começava a escorrer pelo chão, provocando labaredas que progrediam com facilidade pelo madeirame seco. Pouco demoraria para o incêndio tomar conta do prédio.