Embraer E-190 cai e pega fogo após tentativa de decolagem no México

Um avião da companhia Aeroméxico caiu hoje (31) no Aeroporto Guadalupe Victoria, em Durango, no norte do México. A companhia aérea ainda não revelou o número de pessoas a bordo, mas a imprensa do país fala em cerca de 100 passageiros. Em sua conta n...

Redação Agora no RS com informações de agências

Um avião Embraer E-190, que pertence a companhia Aeroméxico Connect, caiu perto do aeroporto Guadalupe Victoria, em Durango, no Norte do México. Todos os 101 passageiros a bordo da aeronave sobreviveram, embora o aparelho tenha sido destruído por um incêndio. No entanto, ao menos uma dezena estaria em “estado crítico de saúde”.

O acidente com o jato de fabricação brasileira ocorreu por volta das 5h da tarde (horário local) desta terça-feira (31). Um repórter da rede Milenio disse que “alguns passageiros que sobreviveram caminharam a uma rodovia próxima para pedir ajuda”.

O acidente teria ocorrido durante uma tentativa de decolagem que não deu certo por conta de um temporal. Piloto e copiloto teriam abortado o procedimento e o E-190 só parou apenas após o fim da pista, se incendiando logo após. Todos os passageiros deixaram a aeronave antes do fogo, que foi controlado por bombeiros do aeroporto.

Segundo a Aeroméxico, o vôo 2431 fazia a rota Durango-Cidade do México. De acordo com sites de monitoramento aéreo, esse foi o quinto voo daquela aeronave nesta terça, todos de ou para a Cidade do México.

O jato perdeu ambas turbinas durante a tentativa de parada. A companhia aérea operava o avião desde 2014 com a matrícula XA-GAL.

A administração do aeroporto informou, pelo Twitter, que o acidente pode ter ocorrido devido às condições meteorológicas em Durango. Chuva com granizo foi registrada próximo ao aeroporto. A avaliação ainda é preliminar, e a perícia ainda deve informar as causas.

https://www.facebook.com/FOROtv/videos/10156090624192912/