Era um jogo de seis pontos, mas a derrota por 2 a 1 para o São Paulo deixou a situação delicada para o Grêmio. Agora o tricolor está 4 pontos atrás do Atlético Mineiro, a mesma pontuação que tem de vantagem para o Flamengo, o 4º colocado. O próximo compromisso gremista é contra o Galo, em Minas Gerais.
Não foi uma boa etapa inicial. O Grêmio se mostrou perdido em campo e demorou para fazer a sua primeira finalização. O adversário conseguiu encaixar e criar a primeira oportunidade aos 9′ com Pato chutando cruzado e exigindo de Bruno Grassi. A primeira finalização do time da casa foi aos 17′ com Giuliano vencendo a marcação e batendo pela linha de fundo.
Quando se ensaiava uma pressão do tricolor gaúcho, o São Paulo foi ao ataque com Carlinhos que bateu de longe e faz Grassi se espichar todo e espalmar. Aos 33′ a falta perigosa era para o Grêmio, mas quem se aproveitou do lance foi Pato. A cobrança de Douglas explodiu na barreira, Pato roubou a pelota e puxou o contra-ataque. A bola ainda passou por Carlinhos, que devolveu para Alexandre abrir o marcador.
O Grêmio tentou responder já no minuto seguinte com Fernandinho, mas Renan Ribeiro evitou. No último minuto Giuliano é travado duas vezes dentro da área e não consegue igualar o marcador. Ao sair de campo o jogador gremista destacou o bom volume apresentado pelo time e disse que o clube deveria seguir pressionando para igualar e virar o marcador.
Na etapa final o time de Roger Machado seguiu com muito volume de jogo, mas pecando nas finalizações. Aos 5′ Luan finaliza e Renan Ribeiro defende, 9′ mais tarde foi a vez do São Paulo atacar com Carlinhos chutando em cima de Grassi, mesmo tendo opções para o passe. Na sequência do lance o Grêmio responde com Giuliano batendo e Ribeiro defendendo.
Mesmo com os dois times mais abertos, a peleja ficou presa entre as intermediárias. Quando o relógio marcava 45′ da etapa final o São Paulo encaixou mais um contra-ataque e conseguiu ampliar o marcador com Rogério. A torcida já deixava as dependências da Arena quando o Grêmio ganha sobrevida. Aos 47′, bola cruzada na área, Bobô falha e Éverton completa para as redes. Os três minutos seguintes seriam de grande emoção, mas o placar já estava decidido.
Vários jogadores do Grêmio renderam menos do que era esperado. Luan, por exemplo, deixou a desejar. O placar de 2 a 1 faz com que o Grêmio perca a invencibilidade em casa. Com o resultado o time segue somando 45 pontos na 3ª colocação, porém vê Flamengo e São Paulo chegarem aos 41 e ficarem mais próximos. A rodada beneficiou o Corinthians, que venceu o Joinville e viu o Cruzeiro empatar com o Atlético Mineiro.