Cotidiano

Em Porto Alegre, chuva deve aumentar durante o final de semana

O Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade) mantém o alerta meteorológico em Porto Alegre. Novos modelos analisados no final da tarde desta sexta-feira (18) indicam mudanças climáticas que vão intensificar o quadro de instabilidade em Porto Alegre, mantendo fortes chuvas e risco de granizo até a próxima terça-feira (22).
A partir de sábado (19) e durante a primeira metade da próxima semana, com o ingresso de ar quente e sol na parte Norte do Estado, deve aumentar muito a chuva do Centro para o Sul gaúcho, incluindo a Capital.
Os meteorologistas explicam que uma frente semi-estacionária atua no Estado, com ar frio de Sul, que traz geada no Uruguai e no Centro da Argentina, e uma massa de ar muito quente ao Norte, que provoca os dias mais quentes do ano no Paraná com marcas ao redor de 40ºC. O fluxo de ar quente de Norte é o “combustível” para a formação de nuvens carregadas e tende a aumentar muito a chuva nos próximos na faixa central do Rio Grande do Sul, e, por conseguinte na área de Porto Alegre, com prováveis novas ocorrências de granizo.
A instabilidade atinge a cidade desde a última quarta-feira (16), com chuva localmente forte a intensa e várias ocorrências de granizo, conforme alertas do Sistema Ceic-Metroclima. O Lago Guaíba está sendo monitorado, mas não se verifica qualquer risco iminente de cheia.
Nesta sexta-feira (18) foram registrados mais seis casos de queda de galhos e árvores. Foram três no bairro Petrópolis, e mais na Azenha, Sarandi e Vila Ipiranga. Desde o início das chuvas, já são 15 ocorrências na cidade. A Defesa Civil não registrou feridos ou desalojados.